07 maio 2013

Feliz Aniversário Freud!!!

Olá pessoal, hoje estou aqui postando sobre o aniversário do Freud que foi essa semana dia 06/05. Para quem não conhece, Sigmund Freud é o criador da Psicanálise e considerado para muitas pessoas o pai da psicologia. Então, em comemoração ao seu aniversário irei postar um pequeno resumo sobre a sua história. 
Quero deixar bem claro que este texto não tem fim acadêmico nem didático, é só uma palhinha sobre a suas fascinantes obras e está sujeito a erros (espero que não tenha). Evitei também trazer conteúdos que aprendi na faculdade, pois este não é o propósito do texto, que é apenas um pequeno e resumo sobre sua biografia. Além disso, também quero deixar claro que nem de longe o que eu escrevi aqui está completo ou reflete sobre o quão importante ele foi para a psicologia, por isso, quem se interessar é legal fazer uma pesquisa por fora, ok?



Nasceu na região de Morávia, mais tarde se mudou para Viena com sua família. 

Era aluno da faculdade de Medicina da Universidade de Viena desde 1873, onde gostava de pesquisar no laboratório de Neurofisiologia. Após se formar em 1882, entrou no Hospital Geral de Viena. Trabalhou por seis meses com o neurologista francês Jean Martin Charcot, que lhe mostrou o uso da hipinose.
Junto com o médico Joseph Breuer, ele publicou "Estudos Sobre Histeria" em 1895, que descreve que as emoções reprimidas (recalcadas) levam a sintomas de histeria que desaparecem após o paciente se expressar. Assim, levantando a hipótese se que a causa da doença era psicológica, e não fisiológica.

Insatisfeito com a hipnose, Freud desenvolveu uma das bases técnicas psicanalíticas: a livre associação. Na técnica o paciente fala sobre o que lhe vem a mente para revelar memórias reprimidas causadoras de neuroses. Ao contrário da hipnose, na livre associação o paciente tinha a participação ativa no processo, ajudando assim ao sintoma histérico não retornar. 

Em 1899 Freud publicou "A Interpretação dos Sonhos", nesta obra ele afirma que os sonhos são uma entrada para o inconsciente que é a camada mais profunda, íntima, que se oculta em cada individuo e interfere em seu comportamento.

Em 1908, Freud reúne um grupo e da origem à Sociedade de Psicanálise.
Mais tarde, sensibilizado pela Primeira Guerra Mundial e a morde te dua filha Sphie, Freud teorizou sobre Eros (amor) e Tânatos (morte), que simbolizavam a luta constante entre a força de vida contra a morte. 

Em 1938, Freud, já idoso e com câncer, se mudou para a Inglaterra fugindo do Nazismo, onde morreu no ano seguinte.
Freud teve seis filhos com sua esposa, Martha Bernays, e a caçula, Ana Freud, tornou-se sua discípula, porta-voz do pai e uma eminente psicanalista.

Data de acesso: 08/05/2012 - Horário: 00:18

Freud em Filmes

Para quem gostou, não deixem de assistir o filme "Freud Além da Alma" que  mesmo estando bem resumido e talvez não tão fiel, nos mostra conceitos importantes de sua teoria e um pouquinho de sua história.


Bom pessoal, por hoje é só isso mesmo. Ainda quero lembrar que essas foram algumas de suas teorias, ainda há muitas outras das quais não citei porém são extremamente importantes e interessantes, mais como disse no começo do post, não cabe aqui colocar. Estou sem ideias para os próximos posts, quem quiser me "dar uma luz" por favor não exitem HAHAHA' Espero que tenham gostado do post e que isso seja o suficiente para conhecer um pouquinho sobre o Freud que foi e é tão importante para a nossa psicologia. Gostaria de ter feito um post melhor, realmente poderia falar muito sobre Freud, mas infelizmente eu to um pouco atolada com as coisas da faculdade, então procurei ser o mais breve possível, ainda assim, espero ter conseguido passar a mensagem HAHAHA'... Beijos

3 comentários:

  1. Muito interessante! Cheguei a estudar um pouco sbobre ele na faculdade.

    ResponderExcluir
  2. Interessantíssimo! ADORO, hahaha. Lendo o texto, vi como o cara tinha um raciocínio diferenciado. Ainda não vi o filme citado, mas agora, sem dúvidas, verei. AMO psicologia e já estudei algumas matérias que envolviam a Psicanálise. Fantástico (pelo menos para mim) no mínimo. Freud é daquelas figuras da história que passamos tempos e tempos tentando analisar seu perfil, tentando descobrir onde o mesmo se encaixa, HAHA. ADOREI o post, meus parabéns, tudo ficou muito bem explicado minha querida <3 Grande beijo! :*

    Ewerton Lenildo - @Papeldeumlivro
    papeldeumlivro.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Vanessa: Oi linda. Que bom que achou interessante, fiquei curiosa para saber qual faculdade você faz xP Beijos tudo de bom para você =)

    Ewerton Lenildo: Hey tudo bem? Que bom que você adorou, ele é de fato muito interessante e sua contribuição para a psicologia é indescritivel! Beijos obrigada pelo lindo coment *-*

    ResponderExcluir