22 janeiro 2015

Momentos de Reflexão: Sobre Fernanda Gentil e Esteriótipo de Beleza

Boa noite gente, hoje estou aqui para escrever sobre um assunto muito sério e muito polêmico, tudo que estou escrevendo aqui se refere a minha opinião e de forma alguma tenho a intenção de ofender alguém com este post, o que acontece é o seguinte...

Imagem Retirada do Google
Quem acompanha as noticias online sabe que recentemente (terça-feira dia 20 de janeiro de 2015) o R7 realizou uma publicação a respeito da jornalista Fernanda Gentil (apresentadora do Globo Esporte) onde criticavam o corpo da jovem. A publicação possui o título "Expectativa X Realidade! Veja o que acontece quando Fernanda Gentil tira a roupa" e possuía uma série de fotos da jornalista de biquíni em uma praia do Rio de Janeiro, estas fotos estavam acompanhadas de legendas que ofensivas (mencionando celulites, gordurinhas, bumbum reto, etc). Pouco tempo depois que a publicação começou a circular o Ego postou uma matéria sobre a jornalista em que continha a informação de que a mesma está grávida de dois meses. 
A matéria do R7 foi retirada do ar pouco tempo depois devido a repercussão negativa dos leitores, esta remoção foi acompanhada de uma nota de desculpas que foi respondida pela própria jornalista Instagram (vocês podem conferir a resposta e a nota do R7 AQUI). 

Para acessar a publicação do qual esta imagem foi retirada
clique aqui.
Bom pessoal, concordo com a maioria dos internautas que se manifestaram contra este tipo de publicação, e não é isto que quero focar no meu post, a verdadeira questão será melhor desenvolvida mais a frente do texto. Tudo isso aconteceu esta semana e rolou a maior repercussão na internet, e nesta mesma semana vejo três pessoas compartilhando esta imagem no meu facebook, e me pergunto, por quê? 

Para mim o que ocorreu com a jornalista não é justificável por ela estar grávida, a questão principal não é ela estar grávida ou não. Cada um tem um tipo de corpo e não devemos ser criticados por isso, por sinal Fernanda Gentil é linda e tem um corpo lindo e mesmo se o corpo dela não correspondesse ao ideal de beleza que tem se tornado cada dia mais inalcançável jamais poderiam ter criticada ela dessa forma, alias nem ela nem nenhuma de nós!

Nós mulheres não deveríamos estar compartilhando este tipo de publicação, nossos corpos não são feitos para agradar os homens, para o tato masculino ou qualquer coisa do gênero! Se você é gordinha e "atacar" uma mulher com um corpo magro não vai te fazer mais magra e não vai fazer com que você se sinta melhor, e isso também serve para as mulheres magras que se sentem mal por seus corpos não terem tantas curvas ou qualquer outra coisa do gênero e "atacam" mulheres gordinhas! A questão é, nós somos mulheres e sim a maioria de nós tem algum problema ou complexo com o corpo, mas ficar menosprezando as outras não é a solução e não vai mudar nada! Tem que ser uma pessoa muito baixa para se sentir melhor colocando alguém para baixo. 

Imagem Retirada do Google
Não é segredo que a moda brasileira não está adaptada para a mulher brasileira, as roupas estão em um padrão em que simplesmente poucas mulheres conseguem comparar uma roupa em conta e que sirva perfeitamente em seu corpo, pois ou ficam grandes demais ou pequenas demais e no final não veste nem um tipo físico nem o outro. Agora eu não entendo porque um lado "ataca" o outro quando na verdade estamos na mesma situação! Acho um absurdo encontrar mulheres depreciando mulheres, sendo com publicações como esta ou chamando uma mulher de vadia quando um cara traí a namorada. Quem foi que traiu? O cara não foi? Então porque a primeira pessoa que é "acada" é a mulher? Por mais que seja uma mulher "atirada" quem se encontrava em um compromisso não era ela! (foi apenas um exemplo). Ou quando um cara vai na balada e pega 20, todos acham o máximo mas quando uma mulher faz o mesmo é chamada de galinha ou puta! ACORDA! Não estou dizendo que deve-se criticar o homem mas sim esta "cultura" ridícula e este padrão de beleza inalcançável que por incrível que pareça é alimentado principalmente pelas próprias mulheres (de modo geral). 

Imagem Retirada do Google
Pessoal desculpe o desabafo, mas tudo isso foi para dizer que Homem que é Homem não vai se importar apenas com a aparência exterior, e mulher que é mulher é muito mais do que um corpo bonito. Gosto não se discute, todos tem sua beleza e por isso que cada um possui um gosto diferente, a diversidade de opinião, gostos, aparência deveria ser algo a ser celebrado e não criticado. Qual o problema de ter gordurinhas? Qual o problema de não ter muitas curvas? Qual o problema de ter cabelo liso ou cacheado? Qual o problema de ter celulites e estrias? Qual o problema de um homem não ter um corpo sarado? Somos muito mais do que isso e merecemos ser respeitadas! A unica coisa que importa é quem somos e a nossa saúde, precisamos nos aceitar do jeito que somos e ser feliz por isso. Viva a diversidade e lembre-se, você é linda!



  • Fontes: 

4 comentários:

  1. Credo,eu não sabia que fizeram isso com ela. Mas fala sério, ela faz programa de esporte não programa de beleza. Acho que realmente o físico dela não importa pra ninguém. Se duvidar ela foi uma das únicas coisas legais que teve na copa. Gostei do jeito dela. Nem parece que trabalha na globo. ;)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, isto é inveja porque ela está fazendo muito sucesso em sua carreira pois além de ser ótima no que faz é claro que os homens babam nela e para acabar com o encanto" o R7 faz essa publicação tão ridícula quanto anti-ética. O que posso dizer, lamentável.

      Excluir
  2. Olha, concordo com tudo o que você escreveu. Acompanhei o caso da Fernanda e fiquei indignada com o que disseram com ela, sinceramente, acho a Fernandinha uma das mais lindas da TV, e ainda é inteligente e simpática. Achei essa foto do facebook que critica as magras no mínimo, ridícula. Da uma impressão que a mulher é um objeto nas mãos dos homens. Parabéns pelo seu texto!
    Teorema Adolescente

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pelo comentário e apoio Erica =) O que me deixa abismada é que quando uma pessoa com excesso de peso critica uma pessoa magra a sociedade bate palma mas se fosse o contrário já é preconceito e iam julgar a magra a todo custo. A questão é que ficar menosprezando um tipo físico em relação a outro é erra do qualquer forma e não importa se vem de qual direção venha!

      Excluir