10 julho 2015

Resenha do Filme: Cidades de Papel

Boa noite! 
Como dito no post anterior esta semana foi a estréia de mais um filme baseado em um dos livros do John Green, assisti o mesmo na estréia (ontem) e apesar de querer assistir novamente decidi escrever uma breve resenha aqui no blog para quem está interessado em conferir como ficou o resultado final nos cinemas. Provavelmente este é um post que sofrerá algumas alterações com o tempo quando eu assistir o filme novamente, e só para não dizerem que eu não avisei, ESTE POST CONTÉM SPOILERS DO LIVRO E DO FILME. Como o post tem spoilers, já vou colocar aqui em cima que vale muito a pena conferir o filme, este é o meu livro favorito do John Green e a principio fiquei receosa com a noticia sobre adaptação para o cinema, mas o filme me agradou bastante (irei comentar melhor sobre isso durante o post).
Para quem quiser conferir a resenha do livro Cidades de Papel é só clicar AQUI



Cidades de Papel é um filme centrado em Q. que considera que todos nós temos um tipo de milagre e que o seu milagre era ser vizinho de Margo, por quem era perdidamente apaixonado. Na infância os jovens era muito próximos e faziam várias coisas juntos, mas conforme foram crescendo acabaram se afastando. Sua vida seguia de acordo com o seu plano, tirar boas notas, entrar em uma faculdade de medicina, casar-se e ter filhos aos 30, resumidamente, erá aquele típico garoto perfeitinho que nunca tinha se arriscado. Seus planos iam bem até que em uma noite Margo aparece em sua janela e o convida para uma jornada de aventuras e vinganças. 

Q. apaixonado por Margo desde a infância sempre quis que ela precisasse dele e que de alguma forma os dois recuperassem a conexão que tinham quando eram crianças, mas para isso teria de se arriscar fazendo todo o tipo de loucura que Margo tivesse planejado. A noite passou e Q. se divertiu como nunca tinha se divertido antes, esperava que sua relação com Margo mudasse depois daquela noite, mas logo em seguida descobre que Margo havia desaparecido, deixando uma série de pistas para Q. decifrar. 

A partir destas pistas Q. chega a conclusão de que Margo gostava tanto de mistérios que acabou se tornando um e acaba entrando em uma busca, mas Q. não estava sozinho, junto a ele estavam seus amigos que embarcaram de cabeça nesta jornada de aventuras. 

A história é narrada por Q., e fica claro durante o filme que a busca para encontrar Margo acaba se tornando uma buscas por quem eles realmente são, sobre amizade, amor, o ultimo ano do colégio, despedidas, divertimento, em fim, acaba por ser um gatilho para a reflexão do que realmente importa e do que realmente precisam para serem felizes e ainda, uma marcante forma de se despedirem antes de irem para a faculdade. 

Assim como o livro eu ri demais assistindo ao filme, ainda mais acrescentando os personagens cantando a primeira abertura de Pokemon, foi engraçado demais. Não posso deixar de comentar que os atores que interpretaram Q., Radar e Ben foram maravilhosos principalmente nos momentos engraçados da história (que não foram poucos). Uma curiosidade interessante é que o ator que interpretou o Q. atuou como o Isaac em "A Culpa é das Estrelas".

Em relação a Margo, acho que muitas pessoas que não leram o livro e apenas verão o filme poderão sentir raiva dela, talvez considerá-la uma pessoa rebelde sem noção. Considero que a mensagem que a personagem quis passar foi passada, no entanto, poderiam explorar um pouco mais de sua personalidade complexa e sua instabilidade emocional que no livro me causou tantas reflexões e identificação com ela. Assim como os outros Q. vê uma Margo que não corresponde a quem ela realmente é, isto a enfurece quando percebe que as pessoas não notam ou entendem a sua complexidade, o que se torna um fator motivador para sua fuga. Margo queria se despir dos papéis sociais, das expectativas dos outros e se encontrar. Ter a oportunidade de se conhecer e ser o que realmente é e quer ser, e não ser o que os outros esperam que ela seja. 

Nem de longe comentarei todas as mudanças do livro para o filme, mas uma mudança que talvez tenha sido inevitável é o fato de que no livro eram 11 missões, enquanto no filme eram apenas 9. Das missões que não apareceram na minha opinião a que fez mais falta foi a do SeaWorld, foi umas das missões mais engraçadas no livro e eu queria tanto ver isso na telona sabe? mas não rolou, tudo bem. Em relação a viagem maluca para Agloe, no livro a namorada do Radar não vai e todos os amigos concordaram em não participar da colação de grau, então não tem todo este estresse para voltar antes do baile que tem no filme.

Sobre a vaca no meio da estrada, no livro foi muito mais engraçado, não houve espera de socorro só apenas um "ataque de panico" de Ben e o choro de Q., quando os nervos se acalmaram a viagem continuou. Também houveram algumas alterações no final, no livro Margo é encontrada irreconhecível, no celeiro abandonado, trata os amigos de maneira grossa fazendo com que ocorram brigas. Para mim isto fez falta no filme já que todas estas discussões ressaltam todas as reflexões que o livro trás a respeito da "menina de papel". O filme possui uma cena de Q. e Margo conversando, acho que isso ajuda a esclarecer um pouco as coisas e amenizar a falta das brigas que ocorrem no final do livro, então fui uma mudança que fez diferença, mas no entanto considero bem adaptado.

O filme retratou muito bem a questão de quem somos e a imagem que as pessoas tem sobre nós, aborda os rótulos que são colocados em nós pela sociedade e o quanto isso pode nos aprisionar em um determinado "papel social" e acabamos por perder ou ignorar quem realmente somos. Também ilustra a coragem que precisamos ter para sair da nossa zona de conforto e ser quem realmente queremos ser (e muitas vezes somos), viver a vida como queremos viver, e não limitar a nossa personalidade e vida ao que os outros esperam de nós ou quem os outros querem que nós sejamos. Como comentado brevemente, houve sim alterações em relação ao livro, cenas que não tinham no livro, cenas cortadas, e assim pro diante, no entanto sabemos que para um filme é necessário algumas adaptações e considero que o filme foi feliz nisso, pois as alterações não comprometeram a história nem a obra original. Sei que sou um pouco suspeita para falar sobre isso porque geralmente, a pesar de ter algumas muitas exceções, eu gosto das adaptações para o cinema, mas neste caso fiquei realmente muito feliz com o resultado e recomento muito para todos tanto o filme como o livro. 

6 comentários:

  1. Heey! Adorei mesmo a publicação! Fiquei com vontade de ler o livro! Lerei ele um dia!! Me empresta? RS
    Infelizmente o cinema tem dessas de adicionar, tirar e cortar cenas. O importante é nai deixar o filme perder a essência. Fiquei com vontade de ver o filme também. Ele Parece bem engraçado alem de dramático como você falou. Fiquei curiosa para dar boas risadas!!
    Adorei mesmo, não sei como me surpreendo ainda o quanto você escreve bem! <3
    Beijos!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Heey, claro que empresto o livro quando você desejar!
      Então no filme faltou um pouco mais do ar dramático que encontramos no livro (infelizmente), mas como disse as alterações não comprometeram a essência da história nem o andamento dela (graças a Deus!) kkk' Uma coisa eu posso te garantir, vai te proporcionar muitas risadas!
      Obrigada pelos elogios, aina tenho muito que melhorar, mas isto realmente me motiva :D
      Beijos s2

      Excluir
  2. Bem fofinho seu cantinho ..
    heeh
    beijos
    http://femininabyamanda.blogspot.com.br/
    @amanda_mandasg

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada linda, volte sempre!
      Beijos tudo de bom

      Excluir
  3. Correndo para assistir em 3...2...1... Eu não assisti "A Culpa é das Estrelas" mas quero muito assistir esse ( mesmo sem ler o livro) hehehe.
    Beijos,
    Clara Pamponet
    www.hitsdomomento.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Clara tudo bem?
      Então este é bem diferente de "A Culpa é das Estrelas", eu adoro ambos os livros mas "Cidades de Papel" sempre foi o meu favorito do Green, pode assistir sem medo que acho que vai agradar sim. Quando "A Culpa é das Estrelas" eu acho que vale muito assistir é um filme lindo também! Depois me conta o que achou, ok?
      Beijos tudo de bom para você =)

      Excluir