06 julho 2015

Resenha: Will e Will - John Green e David Levithan

Boa noite leitores! 

Estou de volta hoje de Lay novo!
Esta semana irá estrear o filme "Cidades de Papel" no cinema e para comemorar resolvi escrever a resenha de outro livro do nosso amado escritor John Green que neste caso trabalho em parceria com David Levithan. Sendo assim, o livro de hoje é "Will e Will: Um nome um destino".
Li este livro em Janeiro deste ano, no entanto ainda lembro bastante coisa a respeito dele, mas gostaria que quem leu complementasse os comentários a fim de enriquecer a resenha e e claro compartilhassem suas opiniões. 



O livro aborda dois adolescentes que possuem o mesmo nome, Will Grayson. O "primeiro" Will, resumidamente, é heterossexual e possui poucos amigos sendo um deles Tiny Cooper, que é um homossexual extravagante. Já o "segundo" Will é homossexual e possui um humor depressivo (toma medicações para depressão) e é intensamente apaixonado por um garoto que conhece virtualmente, mas que nunca teve contato ou se viram pessoalmente. Em uma noite fria a vida destes jovens se cruzam em um sex shop em Chicago, e assim em meio a uma grande decepção passam a ter mais alguma coisa em comum além do próprio nome, e esta coisa se chama: Tiny Cooper. 

Os capítulos do livro são alternados entre um Will e o outro, e como comecei a ler o livro sem ter tido contato com nenhuma resenha no começo fiquei um pouco confusa, mas logo entendi a intenção dos autores. O primeiro Will foi escrito por John Green e o segundo por David Levithan. Para diferenciar um Will do outro conforme o livro ia se seguindo o Will de David Levithan foi escrito com letras minusculas e pouca pontuação, o que irritou alguns leitores, mas não foi o meu caso. Em relação aos personagens ambos me conquistaram, mas acho que tive uma simpatia maior com o Will de David Levithan provavelmente por conta de ele ter uma personalidade depressiva. 

Em relação ao Tiny Cooper podemos dizer que é um garoto homossexual (como dito antes) que já namorou com muitos garotos, estes relacionamentos não necessariamente duram muito tempo na verdade são bem curtos e causam sofrimento a Tiny até ele arrumar um novo alvo, o que também não demora muito para acontecer. Tiny é fabuloso, e possui a ambição de realizar um musical sobre sua vida e faz tudo para conseguir realizar este sonho da melhor maneira possível. 

O contexto principal do livro não se trata de um romance, mas sim de amizade. O livro não gira em torno dos meninos com os nomes iguais, mas sim de suas relações com Tiny Cooper, o provável único ponto em comum entre os dois personagens além de seus nomes. A história aborda os altos e baixos da vida, cair e levantar, tentativa e erro, luta ou fuga e assim por diante. Os autores conseguiram seguir uma a história de maneira leve, os personagens são bem construídos e engraçados (mesmo o Will depressivo). 

Os leitores compartilham de opiniões bem diferentes em relação a este livro (talvez a todos os livros na verdade) uns amam e outros odeiam. Quando a minha opinião, eu gostei bastante do livro, não considero como um dos melhores do John Green, mas é uma história gostosa e cativante. A linguagem é simples e o trama segue harmoniosamente, não achei cansativo. O que não em agradou muito é que as vezes quando estava lendo o capítulo de um determinado Will e a história começava a empolgar o capítulo acabava e ia para o outro Will e me deixava meio com água na boca de saber mais sobre os acontecimentos, mas nos capítulos posteriores isso era compensado. Acho que o final poderia ser melhor, mas não me desagradou. Recomendo a leitura sim, mas o leitor tem de ter um pouco de mente aberta, pois lidará com depressão, homossexualidade, amizade, decepções, entre outros diversos assuntos. 


2 comentários:

  1. Heey, gostei muito da resenha. Não sei por que me lembrou de "As vantagens de ser Invisível". Acho que por abordar homossexualismo e problemas psicológicos como a depressão e por se tratar de amizade. Eu costumo gostar de ler livros de romance mas me agradou ler sobre amizade também. Espero poder ler esse livro um dia, fiquei curiosa. Sobre as divisões de capítulos, muitos livros tem isso hoje em dia, eu não acho tããão legal, pois as vezes eu paro no meio do capitulo ou até mesmo acabo mas fico uns dias sem ler por não ter tempo e isso confunde @_@ Mas acho que da pra acostumar kkkk
    Enfim adorei o post! Parabéns! Vamos aguardar a estreia do filme ansiosos :D
    Beijos!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Então, eu também fiquei meio confusa no começo com a divisão de capítulos mas a falta de pontuação do Will depressivo me ajudava a identificar quem era quem SKPOAKSPO' Também adoro romances, mas as vezes é bom dar uma variada não é mesmo? Vale muito a pena ler este livro caso tenha se interessado, é bem descontraído e divertido.
      Obrigada pelo elogio e sim, aguardamos a estréia do filme com MUITA ansiedade KSPOAKSP'.
      Beijos s2

      Excluir