29 março 2015

Resenha: Só Você Pode Ouvir (Kimi Ni Shika Kikoenai)

Resenha: Só você pode ouvir 
Nome Original: Kimi Ni Shika Kikoenai

O mangá conta a história de Ryo, uma menina que tem muita dificuldade em se comunicar com os outros principalmente seus colegas de classe que queria muito ter um celular. No entanto, não via muita utilidade em possuir um, pois não tinha com quem conversar. Então, para saciar um pouco seu desejo de alguma forma ela começa a imaginar um celular em sua cabeça com o maior número de detalhes possível, escolhendo cor, toque, formato, etc. Um dia misteriosamente seu celular começa a tocar, e quando ela atende descobre que realmente tem uma pessoa do outro lado da linha!

Desta forma ela conhece Shinya Nozaki, ele basicamente tem os mesmos problemas de Ryo e também inventou um celular imaginário. A principio ambos acham toda a situação algo absurdo e fruto de uma alucinação, mais tarde acabam por estabelecendo uma amizade.


Como vocês podem perceber se acompanharem o meu blog, eu não compro mangás, sempre pego emprestado com uma amiga. Os motivos para isso são vários como financeiros, histórias intermináveis que não param de lançar mais e mais volumes, e assim por diante. O mangá "1 Litros de Lágrimas" foi o meu primeiro mangá, e foi um presente. Este foi o primeiro mangá que eu comprei, o que me chamou atenção foi o desenho, o titulo e principalmente por ser volume único. Gostei tanto da história, comentei tanto dela com todo mundo que acabei ganhando outro do mesmo autor chamado "Feridas" (em breve resenha).

A leitura deste mangá é simplesmente contagiante, ambos os personagens são excluídos e solitários por não terem com quem conversar. Acho que provavelmente por isso que ambos se apegam tão facilmente um no outro, ter alguém para te ouvir quando ninguém mais ouve. Quem já passou por alguma forma de rejeição provavelmente entende um pouco do sentimento destes protagonistas. 

O que me chamou bastante atenção enquanto lia o mangá foi o fato de que na história (ou talvez possa dizer, na época em que a história foi escrita) o celular só possuía a função de ligar e despertador/relógio. Hoje em dia os celulares possuem diversas funções além desta né? Isso faz com que a história se torne ainda mais interessante. No entanto, é importante frisar que o foco da história não é o fato destes dois adolescentes não terem celulares, mas sim a exclusão, se sentir estranho, deslocado, rejeitado,etc. Ao mesmo tempo chama a atenção aos que possui uma vida social boa, tanto no sentido de valorizar as pessoas que estão a nossa volta como em querer ajudar aquelas que possuem maior dificuldades em fazer amizade e assim por diante. 

O final (que prefiro não contar) me tocou e me trouxe diversas reflexões, mais do que imaginei. Foi uma história muito gostosa de ler, a arte linda, e um final tocante e reflexivo. Super recomendo este mangá, com certeza entrou para a minha lista de favoritos. 

2 comentários:

  1. Confesso que preciso voltar a atualizar minha lista de mangás, tenho focado muito em livros, filmes e seriados, hahaha. Já tinha lido algumas resenhas desse mangá e foram positivas. Como você disse, por muitas vezes, também tenho "preguiça" de começar uma coleção e toda hora sair novo volume - o que parece ser interminável. Mas o plano é começar de novo num ritmo aceitável, hehehe. Obrigado pelo post delicioso, muita paz e sucesso <3

    Ewerton Lenildo (Viajante das Letras) - viajantedasletras.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É eu geralmente me foco mais em livros também, mas neste inicio de ano li bastante mangás comparado com o de costume. Alguns meio que achei "bobinhos" mas não foi o caso deste, a leitura foi boa demais e me fez buscar mais a respeito do autor. Claro que a história possui um ar dramático e isso foi a parte mais apaixonante para mim, mas há pessoas que não gostam...
      Obrigada pelo comentário, senti saudades demais do seu blog!
      Beijos

      Excluir