10 agosto 2013

A Culpa é das Estrelas (Livro)

Minha opinião sobre o livro "A Culpa é das Estrelas" John Green




O livro conta a história de dois adolescentes que se conhecem em um Grupo de Apoio para Crianças com Câncer. Hazel é uma jovem de dezesseis anos, ela conseguiu prolongar a sua vida devido a uma droga que detém a metástase em seus pulmões e Augustos Waters de dezessete anos, um ex jogador de basquete que perdeu uma perna devido o osteosarcoma. Eles se conhecem no grupo de apoio e começam a se ver com mais frequência, juntos, usam o seu ótimo senso de humor para lidar com a doença, porém, a vida reserva grandes surpresas para estes jovens...




Bom pessoal, finalmente a resenha deste livro aqui né? Eu já o tenho a um tempo mas estava naquela noia de evitar romance mas nas férias eu acabei decidindo ler devido aos ótimos comentários do livro. Mas vamos deixar de enrolar e vamos ao post...

O que eu mais gostei deste livro é que John Green não colocou o câncer sobre as pessoas, independentemente da doença, ele escreveu um livro sobre adolescentes de personalidades interessantes, cativantes, com medos e receios. O que eu quero dizer com isso é que o livro não fala sobre câncer, mais sim de jovens com câncer. Ele conseguiu narrar de forma mágica, divertida e descontraída o romance entre duas pessoas com câncer terminal, mas acima de tudo, ele narrou sobre ideias. O livro faz você refletir sobre a vida, suas escolhas, o valor que você da a outras pessoas, o que se entende por heroísmo, sobre o medo da morte, esquecimento, ferir o próximo, e assim por diante. Resumindo, você reflete sobre o valor e aspectos da sua própria vida, é o tipo de leitura que faz você rir e chorar.




Minha maior reflexão ao ler este livro (além das que citei acima) é que as vezes somos tão egoístas e nos esquecemos que todos nós podemos morrer, com uma doença incurável ou não. E um "efeito colateral da morte" é deixar planos e objetivos incompletos, deixaremos sofrimento as pessoas próximas que amamos, é algo inevitável. E é por isso, que temos de viver o melhor hoje (se eu não me engano era a frase motivacional do grupo), fazer a vida valer a pena, demonstrar nosso carinho e gratidão, amar como se fosse a última vez! Isso não significa que não vamos planejar o futuro, mas além disso, viveremos o hoje. Todos nós somos uma granada no fim da história. 




Me emocionei com o livro, porém, seria mentira dizer que não esperava mais. Talvez eu tenha criado uma expectativa muito grande pelos comentários dos outros, mas na verdade, eu esperava que os protagonistas fossem mais adolescentes. O que eu quero dizer com isso? Eu esperava mais revolta, paixão, raiva, dor, etc. Os protagonistas, para adolescentes, eram muito serenos e sábios e não se rebelavam com o câncer mesmo quando de apaixonam e querem ficar juntos. Sei lá, acho que seria mais apaixonante se eles demonstrassem mais a angustia de quererem viver uma vida juntos e saberem que isso não seria possível devido ao seu diagnostico, e que se revoltassem contra isso! Queria que o sentimento deles fossem menos tranquilos, menos maduros, menos serenos, mais desesperados, uma paixão mais ardente e assim por diante.




Recomendo? Sim, claro. Não posso garantir que você vai amar o livro, só não crie expectativas de ser tão dramático quanto as tirinhas que estão saindo por ai, eu me emocionei sim, mas já li e vi coisas que me emocionaram bem mais. O que eu quero dizer, é que é um livro ótimo e que faz você refletir sobre muitas coisas, além de apresentar uma história envolvente, mas não achei tão triste quanto me pareceu quando li algumas resenhas. 


Bom pessoal, por hoje é só. O post teve um formato um pouquinho diferente do que eu costumo fazer para posts de livros né? Mas tive a oportunidade de fazer isso devido a imagem que os fans fizeram para o livro, todas as imagens acima eu peguei do google. Espero que tenham gostado do post, e desse formato diferente, e é claro que eu gostaria de saber da opinião de vocês. Para quem leu o livro: O que vocês acharam do livro? O livro foi realmente o que vocês esperavam? Se emocionaram muito? E para quem não leu: Ficou com vontade de ler o livro? O que vocês pensam do livro vendo pela resenha e os comentários e tirinhas dos fans? e para todos, o que acharam do post?
Beijos um bom final de semana para vocês ;)



 

Nenhum comentário:

Postar um comentário